← Início » Nativas » Árvores e Palmeiras
O Açaizeiro (Euterpe oleracea ) é uma palmeira da familia Arecaceae.
Cresce em touceiras de 3 a 25 estipes (troncos de palmeira) e pode chegar até uns 30 metros. O açaí é um alimento muito importante na dieta dos habitantes do Pará, onde seu consumo remonta aos tempos pré-coloniais. Hoje em dia é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros, sendo introduzido no resto do mercado nacional durante os anos oitenta e noventa, com modificações no modo de consumo. A fruta é pequena, redonda, de um arroxeado quase preto, parece uma miniatura de jabuticaba. O açaí, modismo recente entre os esportistas, hoje também é objeto de pesquisas por suas propriedades medicinais. O que se sabe, até agora, é que é tão energético quanto o leite de vaca; melhor para o coração do que suco de uva ou vinho. Por suas características, o açaí é considerado um dos frutos mais ricos e nutritivos da Amazônia. Fonte de minerais, como o manganês, cobre, boro e cromo e de vitamina E. O regime de chuvas na região, que vai de dezembro a maio, interfere diretamente na produção. Nos meses do chamado verão amazônico, de junho a novembro, o açaí melhora em quantidade e qualidade. Do açaizeiro tudo se aproveita: as folhas são usadas para cobertura de casas; as fibras das folhas para tecer chapéus, esteiras e cestas; e a madeira usada na construção de casas, pontes e trapiches. O cacho seco ainda vira vassoura ou adubo orgânico e, quando queimado, produz uma fumaça que repele insetos.
No Pará, maior produtor do país, a frutuficação vai de agosto a novembro. Pode variar em outras regiões.
Por sementes.
Jacus, inhambus, mutuns, urus, periquitos, jandaias, tiribas, sabiás, jacutingas, araçaris, tucanos, surucuás, galos da serra, anambés, entre outros.
Natural da América do Sul, nativa das várzeas da região amazônica, especificamente de países, como Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e Brasil (Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão e Acre).